Projeto “A Educação Ambiental Salvando Vidas” é a nova aposta socioambiental da FUNAP em parceria com o Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (IBIMM)
Projeto “A Educação Ambiental Salvando Vidas” é a nova aposta socioambiental da FUNAP em parceria com o Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (IBIMM)
Tema recorrente em Fóruns, Palestras e presente quase que diariamente no noticiário, a questão ambiental entrou também no ambiente escolar das unidades prisionais paulistas.
Em inédita parceria com o Instituto de Biologia Marinha e de Meio Ambiente (IBIMM), a FUNAP lançará o projeto “A Educação Ambiental Salvando Vidas” nas unidades prisionais da Capital e Grande São Paulo. O principal objetivo do projeto é promover a inclusão social das pessoas que cumprem penas e também egressos do sistema prisional paulista, contribuindo, dessa forma, para a diminuição da desigualdade social e do índice de reincidência criminal.
O IBIMM desenvolve uma “metodologia social” desde sua fundação, em março de 2009, com profissionais altamente qualificados que dão alicerce para compreender os diferenciais que precisam ser aplicados no tratamento ao jovem carente e, especificamente, aos reeducandos e egressos.
“Vamos promover o desenvolvimento humano por meio de palestras que estimularão o empreendedorismo, promoverão a autoestima e esperança para o indivíduo que está buscando um novo modelo de vida”, afirma Igor Rocha, presidente do Instituto.
O projeto consiste na criação de uma oficina na sede do IBIMM, na Serra da Cantareira, destinada a qualificar jovens carentes da região, presos do regime semiaberto e egressos da cidade de Mairiporã e de São Paulo, para atuarem como monitores ambientais. A capacitação será realizada pelos profissionais do Instituto. Além disso, haverá palestras, feira de ciências nas escolas das unidades prisionais em interação com o desenvolvimento das ações educacionais propostas pelo Projeto Político Pedagógico da FUNAP.
A expectativa desta parceria é colher bons resultados com as ações educacionais, culturais e científicas que serão realizadas no decorrer deste ano.
“Estamos vivendo momentos difíceis, a própria natureza está em desequilíbrio, refletindo as consequências dos nossos erros. Houve uma total deturpação dos valores humanos e perda também de sentimentos. Faz-se necessária uma nova compreensão do homem, do mundo e do universo”, bem esclarece o Professor e Mestre em Educação Ambiental Edris Queiroz Lopes, integrante da equipe técnica do IBIMM.
Mais informações visite o site: http://www.funap.sp.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário